Powered By Blogger
Joia Cigana 
Cria-se na joia cigana um embargo  de escolha. Ao presentar sua amada, o Cigano enamora-se na escolha mais preciosa de sua vida. A joia traduz a riqueza da sedução e os encantos do confinamento. Ao descrever o amor ,o cigano materializa o afeto em raros e esplêndidos colares. A riqueza está nos detalhes do colar  e dos brincos e não no valor econômico .  Assim ,  a joia é  a mais rara de todas as belezas e o esplendor da esmeralda e das pedras de turquesa e rubi , são as referências esotéricas e românticas do povo cigano. A mulher com alma cigana  transtorna-se ao receber tao nobre oferenda. 
Helena Aristoff  Advíncula
curiosidades 


Originários provavelmente da Índia, os ciganos chegaram ao Brasil na segunda metade do século XVI, expulsos de Portugal como degredados. ... Há registros de ciganos acusados e condenados a cumprir pena no Reino que, por motivos pessoais, solicitaram a comutação da pena pelo degredo, sendo então enviados para a Colônia.
Qual é a religião dos ciganos?
Eles possuem um conjunto de crenças e princípios, mas não existe a figura de um Deus (ou de deuses) em concreto, nem hierarquia religiosa. Os ciganos adotavam a religião do território por onde circulavam. Desta maneira encontramos ciganos católicos, ortodoxos, evangélicos, espíritas e muçulmanos.


E quem disse que o homem está preparado para arruinar  prazeres e planos ?
Por isso; gosto dos ciganos!
Há uma nuvem que embaça os sonhos ; sinais de pouca fartura e o homem  deveria ser igual  cigano! Bem aventurados e aventureiros ; sangue jorrando a arte de ser cancioneiro !
Cigano; com prognóstico de leveza ;claro !
Os ciganos ;tinham  uma língua indecifrável e origem desconhecida. Talvez;a  falta de oportunidades ; tenha sido a causa do seu destino artístico. Eram enxotados e então se mudavam, levando novidades dos lugares de onde vinham. Assim, surgiu a fama de mágicos, feiticeiros..
Quem disse que o cigano consegue  perambular entre becos ;bares  cidades e  estradas ,? São andantes de si mesmos !
Arredios ;não gostam do diferente ; preferem ornamentar o verso na expressão enfeitada de sua gente !
Saltitantes da vida ;correm  segurando  a intuição com  as fitas da imaginação e da corrente !
Ciganos ;sonham mais  do que vivem !
Ao decolar nas eiras da vida ; assentam sua mobilidade ; Sorrirem dos  momentos e enfrentam  as dificuldades !
 A  sensação de estarem  livres ;não importa; querem  estar  presos na cabana; impedindo que batam na  porta ! Tem gente que  foge dos  ciganos !
Que bobagem ;são sabedores transmitindo  feição angelical e selvagem ; caindo na familiaridade do cotidiano !
Isolaram -se e têm medo da ilusão urbana !
E o cigano ;que tinha o sonho de não envelhecer ,; continuar peregrino , mentalizou -se menino !.
O preconceito contra essa gente é grande e ninguém fala !
 Os  ciganos para penetrarem no meio; acabam  humilhados ;e esse desdobramento caracteriza o quão o homem é despreparado emocionalmente ..
 Me faz lembrar dos tímidos que nunca são egressos !
Helena Aristoff Advíncula



O meu coração é nômade, a minha alma é cigana, cada um vai pro seu lado e quando me dou por mim, descubro: estou perdida.

Talvez me ache em seus olhos, ou quem sabe, me ache, no espelho. Mas esse achar físico não me contenta não me satisfaz, nem me encanta.
Quero com todo o gosto do mundo me perder e me encontrar sempre que preciso. Quero descobrir o infinito que habita em mim não quero ser incógnita pra ninguém. Quero a equação simplificada. Se não entendo, deleto, se não gosto, apago, se precisar, multiplico.
Mas de qualquer forma: descubro, me refaço e edito.
Publico o que me faz grande e o que me derruba.
Não tenho medo de descobrir o segredo
.

Desconhecido